terça-feira, 2 de junho de 2009

Mundialito de basquetebol / Praia 2009

Mundialito de basquetebol / Praia 2009


Por: Benvindo Neves

Terminou este fim-de-semana, sábado, dia 23 de Maio, na Cidade da Praia, o torneio internacional de Basquetebol “Mundialito 2009”.
O torneio contou com a participação de equipas formadas com jogadores profissionais cabo-verdianos e descendentes vinda de Angola, Estados Unidos da América, Europa e um misto de jogadores residentes no País.
o Misto da Praia foi o grande vencedor do torneio internacional ao derrotar na final o misto de Angola por 89-79
O ambiente foi fantástico no pavilhão Vává Duarte, na noite de sábado. As duas melhores equipas do Mundialito promovido pela “Ri Sport” mediam forcas para ver quem sairia vencedor do torneio,

De um lado o misto de Angola com o internacional cabo-verdiano Rodrigo Mascarenhas a alinhar na equipa, do outro, o misto da Praia com o veterano Aquiles a liderar o combinado azul e branco,
O jogo começou com a equipa da casa a ficar com a posse de bola e logo com um lançamento de 3 pontos.
Estava, então, lançado os dados para uma partida que viria a ser de muito equilíbrio..
No primeiro período o misto da Praia foi ligeiramente superior com o jogador natural da Guine Conacri, Sekouba, e Joel a serem dos melhores no ataque
No segundo período manteve-se o equilíbrio. As duas equipas chegaram a estar empatadas por duas vezes, mas na parte final os praienses adiantaram um pouco e ao intervalo a vantagem era de 6 pontos.

No terceiro período os rapazes de Angola imprimiram um pouco mais de velocidade ao jogo e fizeram 23 pontos contra 20 da formação da Praia. Notou-se, entretanto, a falta de pontaria dos angolanos no que toca a marcação de lançamentos livres. Foram muitos os pontos perdidos neste particular.

A formação da casa esteve quase sempre bastante concentrada e no último período manteve a regularidade.
Aliás, seria nos últimos minutos do jogo que os azuis e brancos iriam conseguir a vantagem mais alargada de todo o desafio. O jogo acabava com a diferença de 10 pontos. 89 para o misto da praia. 79 para o misto de Angola. No final a satisfação vinha de todos os lados, afinal. o resultado nem era o que mais interessava.
Foram três dias de muito intercâmbio com o objectivo principal de elevar a motivação dos jovens basquetebolistas nacionais.
Rodrigo Mascarenhas foi uma das estrelas que brilhou no último Afrobasket, onde cabo verde conquistou o 3º lugar e ganhou respeito a nível internacional.

No entanto, o internacional cabo-verdiano garante que as acções da “Ri Sports” não irão se confinar a modalidade da bola ao cesto.
A "RI Sports" é propriedade de Maria Tavares, Isabel Santos e do internacional cabo-verdiano, Rodrigo Mascarenhas, um dos Bravos Guerreiros escolhido entre os cinco melhores do Afrobasket 2007.
À propósito dos Bravos Guerreiros recordemos uma entrevista que Vitocas, Victor Hugo Fortes, actualmente apresentador do programa desportivo da Tiver, concedeu ao Nôs Eco, jornal da Universidade Jean Piaget, depois do Afrobasket 2007.

Sem comentários:

Enviar um comentário