quinta-feira, 21 de maio de 2009

Menos um jogo

Campeonato Nacional de futebol arranca amanhã.



Os campeões regionais das onze regiões desportivas de Cabo verde, jogam amanhã, nos diferentes estádios do país, a primeira jornada o campeonato nacional de futebol,
Este fim-de-semana todas as atenções estarão viradas para a ponta pé de saída do campeonato nacional de futebol. A bola começa a rolar amanhã nos dez estádios sintético das ilhas, palcos do melhor futebol que cabo Verde tem para oferecer. Treze clubes, divididos em grupos, representarão onze regiões desportivas.


No sábado, 16 de Maio, pelo grupo A. em S.Vicente, Mindelense defronta, no estádio Adérito Sena, Os Onze Unidos do Maio, enquanto no estádio Municipal de Porto Novo a Académica da Praia visita os Foguetões de Paúl, o Sporting do Porto Novo mede forças com a Académica da Boavista, naquele que será a inauguração do relvado sintético do estádio Municipal de Porto Novo nas competições de nível nacional antes da taça independência que será disputado nesse concelho.


Pelo grupo B, no dia 16, o Sporting da Praia, tricampeão nacional e campeão em título recebe, no estádio da várzea, Os vulcânicos do Fogo.
Para, no domingo, 17 de Maio, o Estrela dos Amadores de Tarrafal desloca-se à ilha Brava, para o frente a frente com a Morabeza local, no estádio Aquiles de Oliveira. A Académica da Praia defronta Foguetões do Paul, na Cidade do Porto Novo.


O jogo de S.Nicolau que punha frente a frente Ultramarina de Tarrafal de S.Nicolau contra sua vizinha do Sal, o Sport Morabeza e Santa Maria ficou adiado por recurso entreposto pelo Atlético da Ribeira Brava á ultramarina, por esta formação ter jogado no campeonato regional com um jogador irregular.
Polémicas a Parte o certo é que, nesse campeonato, há cinco equipas que já levantaram o troféu do campeonato nacional: Mindelense, Sporting da Praia, Académica da Praia, Académica da Boa Vista, Onze unidos do Maio e dois finalistas vencido; a Ultramarina de S.Nicolau e Morabeza da Brava. Ante vê um campeonato renhido, alias, há um único estreante no campeonato nacional deste ano que é os Foguetões do Paúl Santo Antão.


Em São Vicente os encarnados do Mindelo receberão os Onze Unidos do Maio. Mesmo com um plantel, cujo a media de idade por jogadores de 23,9 anos, os onze Unidos tudo farão para neutralizar o favoritismo do Mindelense.

Com um meio campo comandado por Pi e a experiencias dos comandantes Djó di Mariana e Palú, únicos sobreviventes do Onze Unidos campeão nacional 200/01, poderão fazer surpresas.
A jogar em casa o Mindelense, parte na condição de favorito. A formação orientada por Tchida, pelo seu plantel, tem argumentos mais de que suficientes para ganhar o jogo.


Mas quem conta com Kelly ou Rambé, no ataque só pode sonhar alto, em especial porque os avançados têm companhia de luxo. Só para escolher entre alguns, Duquinha, Fock, Nhambú, Day e Toy Adão. O ícone do futebol mindelense é um candidato ao título, por natureza, embora sob a ameaça do Sporting da Praia.
Já o Sporting Club da Praia, detentor do título, vai tentar a todo o custo entrar no jogo contra Os Vulcânicos com o pé direito, com o intuito de arrecadar os três primeiros. Para isso, conta com a inspiração de Tigana, Dário e companhia. Os pupilos do Professor Beto estão acostumados com esta competição e todos os argumentos são poucos para uma ante visão do jogo da formação três vezes campeão nacional, consecutivos e com uma brilhante participação nas competições africana de clubes, época 2007/08.


Os Vulcânicos procurarão honrar o trajecto de sucesso da qualificação, durante a qual deixou para trás as formações da Académica e do Bota Fogo.
Em Santo Antão, no novo estádio Municipal de Porto Novo, as duas formações da ilha das montanhas, Foguetões do Paúl e Sporting do Porto Novo, duas equipas com poucas história e passagem pelo campeonato nacional, irão defrontar as duas Académicas com muita experiencia no campeonato nacional. A Académica da Boavista irá defrontar o Sporting da Cidade do Porto Novo, enquanto a briosa da Praia defronta Foguetões do Paúl, que participa nesta competição pela segunda vez.


Sem argumentos a formação bravense, a Morabeza, tenta buscar os três primeiros pontos no estádio Municipal de Tarrafal ante às Estrelas dos Amadores, representante de Santiago Norte e estreante na prova.
Até ao cair do pano da prova máxima do futebol cabo-verdiano, lágrimas e emoções estarão a solta. Quem conseguirá tirar o titulo ao Sporting Club da Praia? Irá a taça para São Vicente ou a académica da Praia será a próxima formação a ostentar o título?

Os Árbitros


Para o embate que põe frente a frente os leões da capital, o Sporting da Praia e Os Vulcânicos do Fogo a conselho nacional da arbitragem nomeou o juiz do Sal, Paulo Paixão que vai ser coadjuvado pelos auxiliares Albertino Lopes e Alcides Gomes. O jogo de São Vicente, Mindelense x Onze Unidos do Maio, vai ser ajuizado pelo árbitro da ribeira grande de Santo Antão, Carlos Gonçalves, auxiliado por Nelson Lopes e João Santos.


Mário da Cruz da Boavista foi indigitado para o jogo Foguetões do Paúl x Académica da Praia auxiliado por Pedro Jeremias e António Severo. Para o jogo Estrela dos amadores e Morabeza da Brava foi indicado o juiz Jorge Macedo do Fogo, que terá José Gonçalves e António Jorge Barbosa, como assistentes. o jogo campeão do Porto Novo, o Sporting, e a Académica da Boavista fica na responsabilidade do trio chefiada pela árbitra de São Vicente, Alcidia santos com o auxilio de Carla Caetano e Humberto Costa.

Sem comentários:

Enviar um comentário