quinta-feira, 21 de maio de 2009

Campeonato Nacional

Mindelense e Sporting de Porto Novo arrancam na frente

Em São Vicente, para o grupo A, o Mindelense bateu Os Onze Unidos do Maio por duas bolas à Zero com golos de Cadú na primeira parte e Tony na segunda.
O outro jogo do grupo A, disputado no domingo pôs frente a frente a briosa da capital, a Académica, e os Foguetões, estreante na prova e jogar pela primeira vez numa relva sintética.

A Académica da Praia venceu por uma bola a zero. O golo solitário foi apontado pelo pequeno Lucas, na segunda metade, após a um cruzamento de esquerda de Batany. Os Foguetões mostraram que é uma formação coesa e com atributos. A Académica tudo vai fazer para alcançar a próxima fase.

No grupo B, o campeão em título, o Sporting da Praia empatou em casa com os vulcânicos do Fogo. Em Santo Antão, os leões do Porto Novo, o Sporting, rugiram mais forte. O Sporting do Porto Novo venceu a Académica Operaria da Boa Vista por duas bolas a zero. A Académica da Boa Vista não conseguiu concretizar o que antes prometera (dignificar o futebol da Boa Vista), por culpa de Gay. O avançado portonovense, na primeira parte, baralhou a defensiva da briosa da ilha das dunas, marcando o golo inaugural aos 15 minutos. Após o intervalo, Ditonga isola-se, enquanto as defesas esperam para o fora do jogo e marca o segundo do Sporting do Porto Novo.

Na ilha Brava, a Morabeza venceu as Estrelas dos Amadores por duas bolas a uma. Djura do Morabeza bisou aos quatros minutos da primeira parte e aos trinta e nove minutos da segunda metade. Tone marcou para o único tento dos tarrafalenses nos minutos de compensação da primeira metade do jogo.
Resultados:

Grupo A:
Mindelense 2 X Onze Unidos Maio 0
Foguetões Paul 0 X Académica da Praia 1Ultramarina (S. Nicolau) X Santa Maria (Sal) Adiado
Grupo B:
Sporting do Porto Novo 2 X Académica da Boavista 0
Sporting da Praia 0 X Vulcânicos 0Morabeza Brava 2 X Estrela dos Amadores 1

2ª Jornada

No próximo fim-de-semana, para a segunda jornada, no grupo A defrontam: Onze Unidos x Foguetões; Académica da Praia x Ultramarina e Santa Maria x Mindelense.
No grupo B, a equipa dos Vulcânicos enfrentam a Morabeza, Estrela dos Amadores é visitada pelo Sporting do Porto Novo e a Académica da Boavista defronta o Sporting da Praia.
Marcadores.

Djura (Morabeza) com 2 golos; Cadú (Mindelense), Tony (Mindelense), Lucas (Académica da Praia), Gay e Ditonga (Sporting Porto Novo) e Tone (Estrelas dos Amadores)

O Jogo da jornada

Tecnicil Campeonatos - 1ª jornada – Época 2008/09

Estádio Adérito Sena (relvado artificial) - Mindelo, S.Vicente.
Mindelense 2 Onze Unidos 0

Mindelense [12] Fock (GR); [22] Neu, [14] - Toy Adão, [4] - Nhambu e [18] - Netche; [16] - Calú, ([9] - Rambé, 73’), [8] - Dukinha e [15] - Jim Kelly; [6] - Zé; [10] Cadú ( [3] - Tchad, 90+2’) e [ 7] - Kelly ([13] - Tony, 90+2’).
Não Utilizados [1] -Ken (GR); [21] - Mapuata, [20] – Lão e [33] – Nando.
Treinador Alcides Lima (Tchida) e Arlindo Pereira (Licas)

Onze Unidos [12] - Unit; [2] -Tó d’ Fátima, [6] - Djó di Mariana (16 – Kints, 45’), [4] - Manú e [3] - Pí de Raquel; [11] - Tatino (cap) ( 7 – Mika, 86’), [5] - Cuca, [10] - Pi d’ Titoca e [20] – Sau; [19] - Tátá e [9] Kennedy (14 – Zico, 67’).

Não Utilizados [1] – Lá (GR); [15] – Pinhocu e [8] – Cá.

Treinador Jorge Spencer (Djó d’ Mariana)

Adjunto Armindo Frederico

Arbitro Carlos Gonçalves (Ribeira grande de Santo Antão)

Auxiliares Nelson Lopes e João Santos

Golos
1-0, por Cadú (22); 2-0, por Tony (81)

É Jogo importante desta jornada, uma vez que as duas formações já foram campeãs; Mindelense sete vezes, Onze Unidos uma vez, epoca200/01.
O Mindelense e Os Onze Unidos já tinham medido as forças, duas vezes, em jogos do campeonato. O historial destes confrontos é claramente favorável aos encarnados. Tal aconteceu nas meias-finais do campeonato Nacional, época 1991/92 (4-0), no estádio da Fontinha, actual Adérito Sena e na primeira fase do mesmo campeonato, época 1992/93 (1-0), no antigo estádio 20 de Janeiro, no Maio.

Com a vitória alcançada ontem no Adérito Sena, o Mindelense mantém a invencibilidade nos jogos feitos nesta temporada no que concerne aos jogos do campeonato. Cede se percebeu que o Mindelense tinha mais argumentos para vencer.

Assim foi, com toda a naturalidade e tranquilidade que avançou no marcador aos 22 minutos da primeira parte. Passe de Calú, na entrada da área, Cadú, ao vigésimo minuto, de meia volta, faz funcionar o marcador com que permaneceu no placar até ao final da primeira parte.

Ainda na metade da primeira parte, os Onze Unidos criou duas oportunidades a serem resolvidas pelas centrais Nhambu e Toy Adão e o guarda redes Fock, do Mindelense. Kennedy criava espaço, mas estava sozinho no ataque dos Onze Unidos.

Na segunda parte Djó de Mariana, o patrão da formação Maense, fica no banco lesionado, recuando para o sem lugar Cuca.
Embora com o seu meio campo a não funcionar, Mindelense beneficiou duma grande penalidade, Cuca derruba Cadú, no minuto 81. Cadú chamado para marcar remata e Unit defende.
Não acreditando na possibilidade de alterar o jogo os Azuis do Maio esboçaram ataques interessantes mas sem muito perigo.

De espírito tranquilo o mindelense jogava o seu futebol até que nos derradeiros minutos do segundo tempo, aos 90+3 minutos, Tony, que acabara de entrar, no seu segundo contacto com o esférico altera o placar. Pouco utilizado no campeonato nesta época desportiva, Tony, de cabeça, apôs o cruzamento de Zé (que tem costelas Maense), colocou ponto final.

Amarelos:
Manú (22') [11 Unidos]; Toy Adão (47'), Nhambú (57') e Rambé (91') [Mindelense]

Golos:
Cadú (20') e Tony (90+3') [Mindelense]

Expulsão:
Técnico-adjunto do 11 Unidos, aos 84 minutos

Na próxima jornada o Sport Club Mindelense desloca-se à vila de Santa Maria para defrontar o Sport Morabeza e Santa Maria, enquanto os Onze Unidos recebe, no estádio Municipal da Ilha do Porto Inglês, os Foguetões de Santo Antão.

Sem comentários:

Enviar um comentário